Grupo Lena


Grupo Lena

O que é o Grupo Lena?

O Grupo Lena, cujo nome tem origem no Rio Lena – rio da região de Leiria, é um dos maiores grupos empresariais de Portugal, nasceu em 1974, quando o Sr. António Vieira Rodrigues, fundou a Construtora do Lena. A construtora cresceu em ritmo acelerado, principalmente no segmento de obras públicas. No início da década de 80, o Grupo Lena começava a diversificar seus negócios, entrando no segmento automobilístico. Foi efetivamente nos anos 90 que o Grupo Lena teve a maior aceleração de crescimento, iniciando negócios em segmentos diversos: Construções, Gás Natural, Indústria, Imobiliária, Ambiente, Comunicação e Serviços – do comércio petrolífero à gestão de aterros sanitários.

A internacionalização do Grupo começou em 1996. Hoje, além de Portugal, Brasil, Roménia, Bulgária, Moçambique e mais recentemente a Argélia, Angola, Marrocos e Espanha possuem empresas do Grupo Lena que, direta e indiretamente, empregam cerca de 5.000 colaboradores.

Qual é a estratégia do Grupo Lena?

A estratégia do Grupo Lena – Diversificar para Crescer – afirma-se pela capacidade de estabelecer fortes relações de parceria. O objetivo é sempre crescer em negócios e resultados, remunerando adequadamente todos os que participam no processo de criação de riqueza: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral.

Por isto os objetivos de crescimento têm sido concretizados de forma acelerada. Com 10 novas empresas por ano – atualmente o grupo conta com mais de 70 empresas divididas em sub-holdings para as diversas áreas de atividade: Construções (incluindo actividades industriais e imobiliário), Automóveis, Comunicação, Internacional, Ambiente e Energia, Turismo e Serviços – e a duplicação do volume de negócios desde 1999 (de 150 milhões de euros para 520 milhões de euros em 2006).

Conheça mais sobre os Conselhos Estratégicos do Grupo Lena:

 

CE Construções

  • Lena Engenharia e Construções
    A sua atividade compreende intervenções em áreas como as vias de comunicação – desde terraplenagens até à construção de complexas obras de arte – Construção Civil (construção de obras públicas e privadas) e o Ambiente. A Lena Construções engloba as empresas Lena Engenharia e Construções, S.A, Civilena, Lena Engenharia e Construções (Madeira), e Socoliro Construções. A Lena Construções desenvolve atualmente a sua atividade em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e Açores, bem como a nível internacional, estando presente no leste da Europa (Bulgária e Roménia), na Argélia, Angola, Marrocos e Brasil. Mais recentemente reforçou a sua actividade com a aquisição da construtora Abrantina. O Conselho Estratégico de Construções representa cerca de 50% dos volumes de negócios do Grupo.
  • Indústria
    Opera sobretudo no sector da construção em território português. As empresas que o integram são a Artiportela, Ecodimulti, Lenobetão S.A, Lena Agregados, Areias da Lezíria, Transnabão e Road Paint.
  • Imobiliária
    Contempla toda a atividade desde a construção, recuperação, compra e venda de edifícios, urbanizações, loteamento e gestão de empreendimentos imobiliários, até à administração e aluguel de propriedades, bem como empreitadas de obras públicas. Este setor agrupa as empresas Edilena, Habilena, Monterg, Urbilena, e Socoliro Gest Imobiliária.

 

CE Automóveis

O segmento automobilístico do Grupo abrange empresas que operam em diversas áreas – desde a venda de veículos das marcas Peugeot, Opel, Alfa Romeo, Isuzu, Lancia e Kia até o aluguel de carros, passando pelo comércio de veículos usados, a manutenção e o reparo de veículos multimarcas e a venda de peças. As empresas que fazem parte deste Conselho Estratégico são as seguintes:

  • LPM, concessionária Peugeot e Alfa Romeo;
  • Rentlei dedica-se à gestão de frotas e aluguel;
  • Servilena, comercializa veículos e peças da Opel e da Isuzo, além de prestar serviços destas duas marcas;
  • Lizdrive, responsável pela venda de veículos novos, semi-novos e usados, opera principalmente nas regiões de Leiria, Pombal e Tomar;
  • Lenaparts, distribui e comercializa peças de automóveis multimarcas;
  • Filipe Santos Silva, comercializa veículos novos, semi-novos e usados;
  • Filcom, comercializa veículos novos, semi-novos e usados, operando principalmente nas regiões de Caldas da Rainha, Bombarral e Peniche.

 

 

CE Turismo e Serviços

Integra um conjunto de empresas diversas, que vão desde os projetos de engenharia até os equipamentos de informática, passando pela comunicação, até à pintura de rodovias. Constituem a Lena Serviços as empresas Arqui-Jardim, Dualidade, Equicomplex, Eventura, Liz-On-Line, Medilena Pigmenta, Publicenso, Segilink, Viamarca, e ainda a Lena Hotéis que conta com uma rede de sete unidades da cadeia Hotéis Eurosol (Eurosol Leiria e Jardim, Eurosol Residence, Eurosol Alcanena, Eurosol Estarreja Hotel, Eurosol Seia Camelo e Eurosol Gouveia), uma unidade de termalismo, as Termas de Monte Real e a Lena Travel.

 

CE Ambiente e Energia

  • Lena Ambiente
    Em atividade desde 1997, opera na área dos resíduos, Gestão de Etar, Impactos Ambientais, Consultoria Qualidade e Ambiente através da Lena Ambiente. Tem ainda participações na Ambilezíria, Arabrantes, Gesamb e Resilei.
  • Petroibérica e Transportes Petroibérica
    Dedicadas à comercialização e distribuição de produtos petrolíferos. Fundada em 1992 e com sede no concelho de Fátima, comercializa cerca de 100 mil toneladas de produtos petrolíferos por ano, além de possuir uma rede de postos de abastecimento, com imagem própria, distribuídos pela Região Centro.
  • Criagás
    O Grupo Lena iniciou a actividade de Gás Natural em 1997, com uma participação de 20% na concessionária de distribuição de gás natural para o Vale do Tejo, a Tagusgás, Atualmente detém 52% desta concessionária. Encontra-se operando, neste momento, para as Concessionárias Duriensegás (em Vila Real), com a Beiragás (em Castelo Branco, Guarda, Covilhã e Fundão) e com a Tágusgás (em Fátima, Tomar, Cartaxo, Santarém e Abrantes). A empresa esteve também envolvida nos projectos já concluídos da Lusitâniagás, em Leiria, Marinha Grande, Condeixa e Coimbra e ainda da Lisboagás, em Santa Iria da Azóia e Cacém.
  • Eneólica
    Opera na área das energias renováveis, com a gestão de parques eólicos e mais recentemente na energia das ondas com a instalação de um projecto onde se aplica a tecnologia Wave Roller.

 

CE Comunicação

No segmento da Comunicação desde 1996, através de uam empresa chamada Sojormédia, é hoje detentora de vários veículos de imprensa regional e da emissora de rádio mais antiga de Portugal, sendo ainda o maior Grupo Nacional de Comunicação Social regional escrita não diária. O Grupo Lena possui atualmente os jornais Região de Leiria, O Eco, O Ribatejo, O Aveiro, O Centro e o Jornal da Bairrada, além de possuir ainda a rádio Antena Livre e a editora Imagens e Letras.

 

CE Inovação

A entrada do Grupo Lena na área da biotecnologia aconteceu em 2002, com a tomada de uma participação de 47,5% na BioCodex, uma incubadora de empresas sedeada no Porto. Desenvolvida através de uma colaboração entre o Grupo Lena, a PME Capital e a Universidade do Porto, a BioCodex apoia financeiramente a criação de novas empresas na área das Ciências da Vida.

Na BioCodex, estão incubadas Bioteca, a Genetest a ImunoStar e a Bébévida Spain. A Bioteca foi o primeiro laboratório de criopreservação de células tronco de cordão umbilical, em Portugal. Ou seja, recolhe o sangue do cordão umbilical, retira as células estaminais e conserva-nas por períodos de 20 ou 25 anos. O parceiro neste negócio é o Instituto Superior Técnico. A Genetest – pioneira nos testes genéticos - realiza testes de susceptibilidade genética de várias doenças (foro gástrico e cardiovascular principalmente), tendo como plataforma tecnológica a I&D resultante de um consórcio estabelecido com o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto. Esta empresa lançou recentemente um conjunto de testes genéticos que permitem diagnosticar precocemente casos de morte súbita e testes da área cardiovascular. A ImunoStar desenvolve I&D em malária e em leptospirose (doença infecciosa transmitida ao homem através do contacto com urina de roedores infectados com a bactéria leptospira, provocando febre, dores de cabeça e em alguns casos desencadeando quadros de infecção muito graves) em colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical do Porto. Realiza também testes inovadores, como aquele que permite detectar a malária na urina. A empresa é líder nacional nos testes genéticos, na área de oncologia. A Bébévida Spain é a empresa comercial a operar em Espanha na promoção da crio preservação das células estaminais e tem presenças em Madrid, Málaga, Sevilha, Barcelona e Santiago de Compostela. Com o grande contributo da Bébévida Spain, a Bioteca (laboratório para onde são crio preservadas as células oriundas de Portugal e Espanha) é líder Ibérica na atividade que desenvolve. A BioCodex e as suas incubadas contam com mais de 60 colaboradores, dos quais 12 doutorados e 37 licenciados. Atualmente a grande aposta deste grupo é a internacionalização. Está presente na Espanha, com uma empresa comercial que cobre a totalidade do território espanhol e um laboratório de análises clínicas e genéticas em Madrid – Climesa.

 

CE Internacional

A internacionalização do Grupo Lena se inciou em 1998 no Brasil, através do setor da construção, com as empresas Liz Construções, Lenobetão, LizMetal, LizMáquinas e Agroliz. Atualmente o Grupo Lena já está presente em Moçambique (através da Construtora do Lena), na Romênia (com a Lena Constructir Romania e a Lena Eurometal Construct), na Bulgária, Angola e recentemente na Argélia e em Marrocos. Além destes paises, existem possibilidades de novas oportunidades na Rússia.

Destacam-se os negócios consolidados no Brasil, em áreas como a construção civil, a transformação de mármores, a produção e comercialização de concreto pronto, a produção industrial de gruas e a agro-pecuária.

O mercado africano representa a grande aposta do Grupo Lena, principalmente em Angola, com atividades nas áreas da Construção, Automóveis e Comunicação, e na Argélia, onde o Grupo conta, desde 2005, com um escritório de representação e com a Lena Engeneering et Construction, empresa de direito argelino, constituída em 2006.

Em Agosto de 2007 o Grupo iniciou a sua atividade em Marrocos, com a maior obra executada em território estrangeiro por uma empresa portuguesa, no valor de 111 milhões de euros.

Conheça as empresas da Lena Brasil:



Abrasivo Digital

Website Malware Scan