09/06/2008 – EMPRESAS INVESTEM NA ENERGIA DAS ONDAS


09/06/2008 – EMPRESAS INVESTEM NA ENERGIA DAS ONDAS

A energia das ondas é uma fonte de energia limpa e inesgotável, pelo que pode ser a alternativa energética do futuro em Portugal. No entanto, apesar de existirem muitos quilômetros de extensão para extração de energia, ainda há projetos que estão estagnados. Portugal é um dos países pioneiros na investigação e desenvolvimento dos dispositivos de conversão de energia das ondas, com a Enersis, a Tecdragon, a EDP e a Eneólica a serem algumas das empresas que estão a investir no aproveitamento da energia das ondas, revela o ambiente on line.

A EDP pretende acabar, ainda no primeiro semestre de 2008, as negociações com dois tecnólogos para projetos de demonstração no país, resultante da avaliação de mais de 50 tecnologias em aplicações offshore, segmento em que a EDP acredita existir potencial.

O Breakwave, outro projeto da EDP perto da costa, é financiado em 2 milhões de Euros por fundos comunitários, e centra-se na aplicação da tecnologia de coluna de água oscilante em estruturas de proteção costeira. A localização do protótipo está em fase final de seleção.

Esses projetos têm a finalidade de aproveitar o potencial nacional. Dentro de 20 a 30 anos, o diretor do centro de energias, prevê que se atinjam os 5000 MW na costa ocidental, do qual não devem ser dispensados a madeira e os açoires.

Conheça as empresas da Lena Brasil:



Abrasivo Digital

Website Malware Scan