09/12/2008 – DE LEIRIA PARA O MUNDO.


09/12/2008 – DE LEIRIA PARA O MUNDO.

Na década de 50, Antonio Vieira Rodrigues inicia a atividade da empresa na área das terraplanagens, passando para as obras públicas nos anos 70. Perto de Leiria e do rio Lena, a Construtora do Lena, fundada em 1974, é a empresa na gênese do maior grupo empresarial da zona Centro do País.

Com um cariz marcadamente familiar, a Construtora do Lena inicia um processo de crescimento contínuo e sustentado que, no inicio da década de 80, envereda pela diversificação. Com a aquisição de novas participadas a um ritmo exponencial da década de 90, o Grupo Lena iniciado em 1999, é hoje “uma constelação organizada em cinco conselhos estratégicos com operações em áreas que se complementam e que potenciam sinergias”, sublinha a empresa.

A diversificação enquanto estratégia de diluição de risco inicia-se pelo setor automóvel, na década, mas é nos anos 90 que o Grupo Lena cresce de tal forma que a sua internacionalização chega em 1996. Brasil, Romênia, Bulgária, Angola e Moçambique já são países onde está presente a marca Lena, que opera no exterior, sobretudo na agropecuária, hotelaria, obras públicas, construção civil e áreas complementares (materiais de construção, produção de concreto pronto, metalomecânica e mármores).

O ano 2000 é, no entanto, decisivo na estrutura do Grupo Lena. Após dois anos de construção interna, a realidade das empresas Lena é submetida a um processo de uniformização de procedimentos de gestão.

Neste ano, “institui- se a holding de topo e as sub-holdings por áreas de negócio, constrói-se a identidade corporativa e as declinações gráficas por conselho estratégico. Potenciam-se as sinergias e o Grupo Lena evolui de realidades diversas para um conjunto de forças que opera hoje nos mercados da mesma forma: Vencedora”.

Atualmente, o Grupo Lena encontra-se organizado em cinco conselhos estratégicos, englobando no seu universo mais de 60 empresas no setor da construção, imobiliária, indústria, serviços, turismo, comunicação, ambiente, gás natural e automóvel.

Missão e Estratégia

O Grupo Lena tem como missão “representar o conjunto das parcerias existentes, transmitindo uma cultura empresarial comum e um estilo de gestão próprio, que permitam a satisfação dos parceiros internos e a promoção de uma imagem favorável junto dos públicos externos”.

Já a nível estratégico, o crescimento do Grupo baseou-se em dois critérios fundamentais. Por um lado, complementar o negócio já existente ( através da extensão à novas áreas de negócio, complementares às inicialmente existentes), por outro lado, diluir o risco de concentração na atividade de obras públicas. A opção global fundamental do Grupo Lena, diversificar para crescer, “afima-se em fundação de uma estratégia de diferenciação pela capacidade de estabelecer fortes relações de parceria”.
Estratégia de Desenvolvimento

Oferecer ao clientes novos produtos tradicionais é, basicamente, o objetivo da estratégia de internacionalização do Grupo Lena. No Brasil desde 1996, o modelo seguido é o mesmo que em Portugal, isto é, iniciar atividades no setor da construção para posteriormente diversificar em outros setores. Presentes com maior empresa estrangeira de construção a operar em Salvador da Bahia, o Grupo produz também concreto pronto, opera na transformação de mármores e produção de gruas, entre outros. Este modelo testado em Portugal e no Brasil está também em curso na Romênia, Bulgária, Argélia, Moçambique e Angola.

Conheça as empresas da Lena Brasil:



Abrasivo Digital

Website Malware Scan