24/04/2008 – LENA APOSTA NA ENERGIA DAS ONDAS


24/04/2008 – LENA APOSTA NA ENERGIA DAS ONDAS

O Grupo Lena através da sua participada Eneólica, entrou na energia das ondas, em 2007. Em parceria com a finlandesa AW-Energy, que detém a tecnologia patenteada Wave Roller, criou uma Joint-ventur, a Seaner, para instalar um parque de energia das ondas ao largo da praia da Almagreira em Peniche. Em Abril de 2007 iniciou a instalação do projecto-piloto a partir desta tecnologia Wave Roller, a qual tem como conceito o aproveitamento da energia das ondas de fundo. Este projecto-piloto, visa instalar e ligar à rede uma potência de 1MW, que está a ser desenvolvido em duas fases: a primeira que foi já iniciada, consta da instalação de uma potencia de 250KW, a segunda dos restantes 750 KW a instalar até final de 2008. “Demonstrada a viabilidade técnica e financeira desta tecnologia, como se espera , o grupo prevê aumentar a potencia instalada e criar uma central de energia das ondas em grande escala”. Refere Agostinho Ribeiro, administrador da Eneólica.

Agora que foi definida a zona piloto e aberta aos interessados, o Grupo Lena vai apresentar também uma proposta de instalação de um projecto para aproveitamento da energia das ondas, dando assim continuidade ao objectivo de aposta nas energias renováveis.

Segundo Agostinho Ribeiro, “o Grupo Lena toma, assim, mais um importante passo para se assumir como um forte interveniente na área das energias alternativas, capitalizando a sua experiência e conhecimento na construção e na área energética, designadamente através do projecto que já decorre actualmente em Peniche”.
SOBRE A LENA Ambiente e Energia

A Lena Ambiente e Energia é uma sub-holding do Grupo Lena para as áreas da Energia e Ambiente. Integra empresas Lena Ambiente que opera no sector do ambiente, nomeadamente gestão de resíduos, aterros e ETARs, a Criagás e Petroibérica que operam na área das energias convencionais, respectivamente, gás natural, combustíveis e derivados do petróleo, e a Eneólica que opera na área das energias renováveis. Representa 18% do volume de negócios do grupo, cerca de 90 milhoes de euros, e conta com 128 colaboradores.

Conheça as empresas da Lena Brasil:



Abrasivo Digital

Website Malware Scan